segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vida em Movimento

O Vida em Movimento é um projeto que visa instrumentalizar professores para o ensino e a prática de atividades físicas, esportivas e lúdicas a crianças e jovens com deficiência, através de série de vídeo composta por 25 programas, produzidos pelo SESI – Serviço Nacional da Indústria e CNI – Confederação Nacional da Indústria em parceria com o Amankay – Instituto de Estudos e Pesquisas Link abrirá em uma nova janela ou aba., responsável pela concepção e coordenação de conteúdo.

Os programas mostram atividades físicas, educação, trabalho, esportes adaptados, recreação, acessibilidade e tecnologias assistivas,  no qual pessoas com todos os tipos de deficiência participam em situação de inclusão.  O apresentador, Willian Coelho (Billy) é um jovem cadeirante, que mora sozinho, trabalha e participa de um grupo de teatro. Ele entrevista crianças, jovens, familiares e colegas em suas casas, escolas, locais de trabalho, teatros – enfim, onde a vida acontece.

Os professores encontrarão recursos pedagógicos e alternativas práticas para a inclusão da criança e do jovem com deficiência na escola e em outros ambientes da sociedade. Muitos vídeos mostram a prática de esportes, atividades físicas, jogos e brincadeiras por crianças e jovens com vários tipos de deficiência. O objetivo é capacitar educadores de todas as áreas e em especial os professores de Educação Física, para que recebam esses alunos em suas aulas, com tranqüilidade e segurança, possibilitando o exercício da inclusão e não da “dispensa da aula”.

Os links abaixo referem-se aos programas individualmente e pertecem ao site Bengala Legal Link abrirá em uma nova janela ou aba.. Todos os vídeos contam com o recurso de audiodescrição (se você não sabe o que é audiodescrição, clique neste link Link abrirá em uma nova janela ou aba. e não deixe de visitar o Blog da Audiodescrição Link abrirá em uma nova janela ou aba..)

____________________________________________


Os filmes abaixo também estão disponíveis no Bengala Legal Link abrirá em uma nova janela ou aba. e consistem em perfis produzidos pela Lavoro Produções Link abrirá em uma nova janela ou aba. para o programa Assim Vivemos, exibido pela TV Cultura em 2009. Os vídeos são igualmente audiodescritos.
FONTE: http://www.inclusive.org.br/?p=18207 Acesso em 16/04/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário